Bem vindo ao Blog Leitura e a Matemática! O blog faz parte de uma atividade contida no programa de formação a distância de educadores - Melhor Gestão Melhor Ensino - Formação de professores de matemática - 1ª edição 2013 - Turma 408 - Criado pelo grupo 2, integrantes: Carla Cristina Prando Lima Galhardo, Edlaine Cristina Francisco Fernandes, Maria Bernadete Bonadio Gonçalves, Maria Celia Motta Cisoto, Maria Cristina de Abreu Miranda, Sueli Costa da Rocha, Patricia Coque de Araujo Ferreira.
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Depoimento de Maria Célia Motta Cisoto
No início, os seres humanos se comunicavam por sons e gestos, assim como a totalidade dos animais. Com a evolução apareceram a fala e a escrita. Desde então, todos os que não têm alguma dificuldade física falam. O aprendizado começa em casa. O escrever e o ler vêm depois, tradicionalmente através de um mestre ou tutor (já há muito tempo substituídos pela escola). Esse ensinamento é primordial para o entendimento de todas as demais matérias curriculares ou extracurriculares e, ao mesmo tempo, transforma os seres em pessoas ou indivíduos esclarecidos. A falta do ensinamento leva ao desconhecimento e ao desinteresse. Esses dois fatores, somados à falta de cobrança, ou controle, levam ao desrespeito a tudo e a todos. Hoje vivemos um dilema, “salvar” os que têm interesse e mais uns dois ou três. É muito pouco, concordo, mas é o que temos e, com um pouco de ajuda poderíamos “salvar” mais. Minha experiência com a palavra escrita vem de casa. Meus pais sequer concluíram o 4º ano. Comecei a trabalhar com 12 anos, vendo meu pai devorar a Bíblia e minha mãe “dar” aulas de comunicação. Possuo uma graduação e uma licenciatura que foram conseguidos graças aos esforços que me foram dados, desde o início, a perseverar com o “aprender”. Hoje nossa tarefa é perseverar com o “ensinar”, não desistir de ninguém, acreditando que todos podem aprender. Lecionar não é uma profissão. É, mais do que isso, uma tarefa social.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, sou professora há 20 anos, espero trocar experiencias com meus colegas, aprendendendo e crescendo profissionalmente.
ResponderExcluir