segunda-feira, 3 de junho de 2013

Depoimentos sobre as experiencias com as palavras escritas

Depoimento de Edlaine Cristina Francisco Fernandes
Lembro me  de um livro que li na escola que realmente me emocionou, foi realmente a primeira vez que percebi como é maravilhoso ler.
Acho que me identifiquei com a história contada naquele livro, depois dele vieram outros e outros, até minha mãe se empolgou e começou a ler os livros que eu trazia para casa. Hoje em dia leio com meus filhos, adoro contar as histórias de aventura, eles  também ¨viajam ¨ com as aventuras, a leitura vem nos proporcionando momentos maravilhosos juntos, momentos que transformam a nossa vida.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Depoimento de Patricia Coque de Araújo
A primeira experiência com leitura que me marcou, foi quando ainda era criança. Ganhei do meu pai, num dia de semana qualquer ( porque nesta época, a gente só ganhava presentes em datas especiais, como aniversário e Natal), o livro " O Patinho Feio". Adorei o presente. Li o livro várias vezes. Ele não era atraente visualmente. Suas folhas eram amareladas e grossas, nenhuma figura era colorida, mas mesmo assim gostei muito dele. Ainda hoje guardo-o entre minhas recordações, com muito carinho. Sempre gostei de ler, mas sinceramente, nunca me atrai pela escrita. Me lembro que na escola, como aluna, quando tinha que fazer uma redação, ficava apavorada. Não conseguia transmitir minhas ideias para o papel e só nos minutos finais da aula é que eu escrevia alguma coisa, pois tinha que entregá-la à professora.
Hoje, enfrento este desafio da escrita com maior naturalidade, mas ainda encontro dificuldades em realizá-la.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Depoimento de Carla Cristina Prando Lima Galhardo

Sempre tive acesso a livros durante a minha infância, mas na verdade não me interessava muito por eles, lia muito pouco e geralmente eram gibis. Tenho uma lembrança do tempo de escola nem um pouco louvável. No ensino médio, tínhamos uma avaliação de livros de literatura e eu nunca lia o livro inteiro, sempre lia o resumo ou pedia para um colega contar sobre o livro para mim. Uma vergonha!!! Mas com o passar do tempo, faculdade, cursos, fui tomando gosto pela leitura, pela viagem a mundos incríveis, me ajudando a enfrentar os desafios da vida, uma fuga talvez. Hoje posso me considerar uma leitora.Me identifico com a fala da Marilena Chauí quando diz que como leitores, descobrimos nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao pensamento e à fala de um outro.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depoimento de Maria Bernadete Bonadio Gonçalves
 Para falar da minha experiência com a leitura e escrita, sugiro uma volta à minha infância. Não tem como não lembrar, da cartilha Caminho Suave pela qual fui alfabetizada e que fez a história de muitas de nós. Apesar desse método de alfabetizar pela imagem ser tão criticado, hoje vem na minha memória como se fosse um filme as páginas da cartilha, os desenhos , as frases que rimavam e que eu adorava.


7 comentários:

  1. Desde criança gosto muito de ler, leio todo tipo de livro. Me falta tempo, mas sempre que é possível leio um livro. Ler é uma viagem sem custo, um exercício fundamental para a mente humana e um prazer difícil de descrever em poucas palavras.Hoje sinto prazer em ler, quando estava na escola não gostava quando a professora de Português dava listas de livros que eu acha super chatos. e tinha que fazer fichas de leitura e resumo deles. Penso que a leitura tem que ser prazerosa e não imposta. A criança tem que ser incentiva pela família em primeiro lugar, assim ela vai adquirindo gosto pela leitura.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Também sou do tempo da caminho Suave. Em casa, desde cedo, sempre houve muita coisa para ler. Também sou mais do tempo das máquinas de escrever e calcular, que do computador. Mas estou aprendendo. rss. Só espero não ficar viciada. Em casa já tem um!

    ResponderExcluir
  5. Olá, pessoal!
    O blog ficou muito bom. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Também comecei minha alfabetização com a cartilha "Caminho Suave"......belos tempos...Ainda me vejo de sentada no colo do meu pai....mostrando com muito orgulho como eu já saia ler ....tempo bom que os pais ainda tinha tempo de tomar as lições de seus filhos.

    ResponderExcluir